• Sonuç bulunamadı

İnternet Teknolojilerinden Faydalanmayla İlgili Görüşler

4.2. Araştırmanın İkinci Alt Amacına İlişkin Bulgular ve Yorumlar

4.2.6. İnternet Teknolojilerinden Faydalanmayla İlgili Görüşler

   

a)  Constituição  do  Projeto:  histórias.  Trata-­‐se  de  um  Projeto  de  ensino,  pesquisa  e  

extensão   (FAE/GENPEX)   da   Universidade   de   Brasília   (UnB)126   a   partir   de   sua   relação   com   a   comunidade   do   Paranoá,   Projeto   Paranoá.   Trata-­‐se,   também,   de   um   desdobramento   das   ações  do  Centro  de  Cultura  e  Desenvolvimento  do  Paranoá  (CEDEP)  a  partir  de  sua  relação   com  o  GENPEX/FAE/UnB/127,  Grupo  de  Alfabetização  de  Jovens  e  Adultos.  A  colocação  pode   soar   ambígua,   mas   expressa   dois   pontos   de   vista   presentes   no   discurso   dos   dois   interlocutores,  em  estudos  e  pesquisas,  em  documentos  e  em  declarações  de  moradores  do   Paranoá128.   Para   este   estudo   interessa   perceber,   nesses   dois   locais   de   “poder”,   o   trabalho   conjunto   realizado   e   as   implicações   na   prática   educativa   em   um   chão   comum,   o   Projeto   Paranoá.  

A  história  da  Vila  Paranoá  rendeu  e,  ainda  rende,  versos  e  muita  prosa.      

“Mas,  foi  difícil  te  entender,   Hoje  bates  forte  em  meu  coração,   Ó  Vila  és  sempre  viva,  és  festança.   Também  és  samba  és  criança   Eternamente  a  esperança  é  nossa  paixão”129    

É   uma   história   de   muita   luta,   “foi   difícil   te   entender”.   Dor.   Sacrifícios.   E   esperança.   “Hoje  bates  forte  em  meu  coração”.  Originária  da  construção  da  Capital  Federal,  a  antiga  Vila  

126   No   Projeto   Paranoá   há   uma   articulação   de   dois   movimentos   práxicos   interrelacionados.   Um   diz   respeito   aos  

alfabetizadores,   alfabetizandos,   dirigentes   das   organizações   populares   e   moradores   (atores)   da   Vila   Paranoá-­‐Brasília-­‐DF:   desenvolvimento   com/os/nos   atores   de   uma   competência   de   falar/pensar/sentir   agindo/transformando   as   próprias   condições   de   vida,   tendo   o   apoio   da   universidade.   O   outro   movimento   se   refere   a   professores   e   alunos   (atores)   da   universidade:   desenvolvimento   de   uma   competência   de   ensinar/pesquisar,   considerando,   predominantemente   ,   os   interesses  das  camadas  populares.  (Cf.  Reis,  2000,  p.265).

127  GENPEX  –  Grupo  Lattes  de  Ensino,  Pesquisa  e  Extensão  em  Educação  Popular  e  Estudos  Filosóficos  e  Histórico  –  Cultural.  

É  um  grupo  da  Faculdade  de  Educação  da  Universidade  de  Brasília  e  do  CEDEP.  A  parceria  com  a  Faculdade  de  Educação   data  de  1986,  e  desde  então  não  se  rompe  o  círculo  de  ensino-­‐pesquisa-­‐extensão.  Neste  sentido  o  GENPEX  é  uma  célula  do   Movimento  Popular  na  UNB  e  desta  no  Movimento  Popular.  (Cf.  Jesus,  2007,  p.87).  Atualmente  o  coordenador  do  Projeto   na  Faculdade  de  Educação  é  o  Prof.  Renato  Hilário  dos  Reis.

128

  A   questão   está   bem   viva   em   Renato   Hilário   dos   Reis.   A   constituição   do   sujeito   político,   epistemológico   e   amoroso   na  

alfabetização  de  jovens  e  adultos,  2000. 129  

Tributo  à  Vila  Paranoá  -­‐  música  de  composição  Alan  Wellington,  segunda  classificada  no  FEMUPOP  (Festival  de  Música   do  Paranoá)  em  1990.  In:  Leila  Maria  de  Jesus.  A  repercussão  da  atuação  de  educadores/as  populares  no  CEDEP/UnB  na   escola  pública  do  Paranoá-­‐DF,  2007,  p.24.

78 Paranoá130   abrigou   não   só   operários   imigrantes   como   também   trabalhadores   rurais   principalmente  das  regiões  do  norte  e  do  nordeste  brasileiro  com  famílias  e  parentes131.  A   princípio,  o  acampamento  do  Paranoá  deveria  ser  desfeito  no  momento  em  que  o  canteiro   de   obras   se   transformou   na   Capital   Federal.   Como   isso   não   ocorreu   as   vilas   e   os   acampamentos  passaram  a  ser  considerados  invasões  a  serem  erradicadas132.  A  população   “instalada”   em   condições   extremamente   precárias   e   sob   pressão   do   governo   do   Distrito   Federal  prossegue  na  luta  para  se  fixar  na  Vila133.    

Reis;  Viana134  contam  que;        

Os   primeiros   moradores   organizaram   o   Movimento   Popular   Organizado   (MPO),   a   fim   de   lutar   por   melhores   condições   de   vida,   pelos   direitos   fundamentais,   como   moradia,   saneamento   básico,   saúde,   educação,   lazer.   Dessa  forma,  em  1987  é  criado  o  CEDEP,  entidade  organizada  pelo  MPO.  Essa   entidade   tem   como   objetivo   principal   contribuir   para   o   desenvolvimento   social  da  comunidade  por  meio  de  trabalhos  de  educação,  cultura,  saúde,  etc.    

“Oração  e  Ação”.

 

As  primeiras  tentativas  de  organização  de  um  movimento  popular   nasceram  da  ação  de  um  grupo  de  jovens  da  oração135.  Primeiro,  em  prol  da  moradia,  Grupo   Pró-­‐Moradia136.   Depois,   o   Grupo   ascendeu   à   coordenação   da   Associação   de   Moradores137   (1982-­‐1987)   e,   por   fim,   após   perder   a   coordenação   da   Associação,   se   voltou   à   criação   do  

130   De   acordo   com   Viviane   da   Silva   Oliveira   (2006,   p.2)   “Em   18   de   outubro   de   1956,   as   obras   de   represamento   do   Rio  

Paranoá   já   haviam   sido   iniciadas.   Para   a   construção   dessa   barragem,   em   1957   foi   montado   um   acampamento   pela   NOVACAP  para  abrigar  os  operários  e  engenheiros  das  empresas  construtoras  para  agilização  dos  trabalhos”.

131  Ainda  é  muito  comum  a  chegada  de  conhecidos  e  parentes.  É  assim  que  a  Vila  Paranoá  cresce.  Cada  morador  tem  ao  

menos  a  história  de  um  parente,  amigo  ou  conhecido  que  trouxera  para  a  Vila  Paranoá.

132

 “O  Lago  Paranoá  contorna  quase  toda  a  cidade  de  Brasília.  É  decorrente  do  represamento  de  vários  córregos  e  riachos.  

Contribui   para   a   umidificação   da   cidade,   particularmente,   nos   meses   mais   secos   do   ano   (junho   a   setembro).   Tem   uma   barragem  reguladora/contentora  das  águas  represadas,  que  foi  construída  por  operários  migrantes  a  que  faço  referência.   Se  localiza  na  intersecção  dos  dois  setores  de  moradia  mais  “nobres”  de  Brasília:  Lago  Norte  e  Lago  Sul”.  (Cf.  Reis,  2000).  

Este  segundo  estudo  de  caso  se  apoia  amplamente  no  trabalho  de  Reis,  principalmente  no  Cap.  I.  

133  A  história  da  ocupação  e  implantação  da  Vila  do  Paranoá  está  detalhada  em  Renato  Hilário  dos  Reis  (2000),  Leila  Maria  

de  Jesus  (2007),Letícia  de  Lourdes  Curado  Teles  (2003).

134 Renato   Hilário   dos   Reis;   Sttela   Pimenta   Viana. Projeto   Paranoá:   inserção   participativa   contributiva   no   cotidiano   da   educação  de  jovens  e  adultos  no  Cedep/Paranoá,  a  partir  do  diálogo  entre  sala  de  aula  da  UnB  e  sala  de  aula  do  Cedep,  

2008

135

 Lourdes  lembra  que  na  época  estavam  com  idade  entre  12  e  16  anos.  (Entrevista  em  29/08/2009).

136  O   Movimento   Pró-­‐Melhorias,   alguns   chamam   de   Pró-­‐Moradia   (porque   melhorias   e   moradia   estão   muito   atreladas)   é  

uma   estratégia   de   mobilização   e   organização   da   comunidade   em   prol   de   conquistar   melhorias   para   a   Vila   Paranoá.   As   melhorias   dizem   respeito   à   água   tratada,   energia   elétrica,   esgoto,   transporte,   saúde,   educação   e   a   conquista   da   regularização  da  ocupação  por  meio  da  fixação,  que  daria  fim  à  instabilidade  e  ameaças  do  Governo  para  a  remoção  da  Vila.   (Cf.  Leila  Maria  de  Jesus,  2007,  p.29).

137

 A  gestão  reorganiza  a  Associação  de  Moradores,  criando Comissões:  Água,  Educação, Cultura, Imprensa.  Faz  o  primeiro   jornal,   de   duas   páginas,   através   do   qual,   informava   à   população   de   todas   as   discussões,   acertos   e   desacertos   com   o   governo.  (Cf.  Reis,  2000).

79 CEDEP  com  objetivo  de  levar  adiante  os  trabalhos  executados  nas  Comissões  de  Educação  e   Cultura.    

O  atendimento  aos  jovens  e  adultos  no  Paranoá  iniciou-­‐se  pelo  MOBRAL  já  em  fase   de   franco   declínio   (1985).   A   experiência   durou   poucos   meses   e,   ao   findar,   a   Comissão   de   Educação  da  Associação  elaborou  uma  proposta  de  alfabetização  mantendo  no  programa  a   conotação   do   esclarecimento   político   e   o   fortalecimento   das   discussões   sobre   as   necessidades  da  comunidade.    

A   Comissão   apresentou   a   proposta   à   Fundação   Educacional   do   Distrito   Federal   (FEDF).   Enquanto   as   negociações   caminhavam,   uma   turma   de   alfabetização   foi   aberta   na   Igreja   para   atender   a   demanda   dos   alunos   egressos   do   MOBRAL   que   escreviam   o   nome   e   desejavam   dar   continuidade   dos   estudos.   A   Diretoria   do   Ensino   Supletivo   (órgão   da   FEDF)   não   apoiou   a   Comissão.   A   Associação   estudava   outros   caminhos   quando   descobriu   uma   experiência   comunitária   realizada   no   Gama,   cidade   satélite   de   Brasília,   coordenada   pela   Prof.  Marialice  Pitaguary,  da  Faculdade  de  Educação  da  UnB.  Disposta  a  conhecer  a  proposta   da  Comissão,  a  professora  ouviu:    

 

Óh,   nós   queremos   que   vocês   nos   ajudem   a   fazer   algo   diferente.   Então,   quando  a  gente  foi  buscar,  a  gente  já  disse  –  nós  não  sabemos  o  que  fazer,  e   como   fazer.   Nós   temos   que   aprender   como   fazer.   Nós   sabemos   que   temos   que  fazer.  O  que  queremos.  Tínhamos  consciência  de  que  tínhamos  que  fazer   algo  diferente,  que  não  era  aquela  coisa  do  MOBRAL  só  de  ficar  lá,  encher  o   quadro  aquela  coisa.  (Lourdes.  Coordenadora  do  GAJA,  2009).  

 

Em   comum   acordo,   partem   a   Comissão   de   Educação   e   a   Professora   da   UnB   para   o   estudo   e   a   viabilização   do   Projeto   de   Alfabetização   no   segundo   semestre   de   1986.   Os   espaços   comunitários   usados   para   o   Projeto   foram   a   Igreja   São   Geraldo,   o   barracão   do   Projeto  Rondom  e  o  salão  do  Projeto  das  Bandeirantes  (Escoteiros).    O  Grupo  que  negociava   com   a   FEDF   acresceu   seu   potencial   com   a   participação   da   UnB   ao   alvorecer   de   1987.   A   parceria  Comissão/UnB  defendia/e  um  programa  de  alfabetização  baseado  tanto  no  ler  e  no   escrever  quanto  no  enfrentamento  dos  problemas  da  comunidade.  A  Comissão  tinha  clareza   em  dois  pontos.  De  um  lado,  que  o  “povo”  não  tinha  acesso  à  informação  e  isso  dificultaria   os  trâmites  da  fixação  no  Paranoá  e,  de  outro,  que  seria  um  grande  diferencial  ter  pessoas   da   comunidade   trabalhando   com   a   UnB   e   ter   um   espaço   de   discussão   já   inserido   na   rede   oficial  de  educação.  Todavia,  a  conjunção  dos  fatores  não  aconteceu.  Os  educadores  da  rede  

80 pública   discordam   da   proposta   de   trabalho   discutida   entre   a   FEDF138   e   a   Associação/UnB.   Consequentemente,   a   busca   pelo   espaço   público   se   inviabilizou   dando   lugar   ao   trabalho   comunitário.  Trabalho  este  fortalecido  pela  realização  do  primeiro  Censo  do  Paranoá.  Uma   iniciativa   da   Associação   com   suporte   da   UnB.   A   questão   motivadora   da   pesquisa   era   conhecer  o  número  de  analfabetos  entre  a  população  à  casa  das  35  mil  pessoas.  A  estratégia   usada   foi   o   diálogo   com   a   comunidade   e   a   abordagem   de   casa   em   casa.   O   Censo   ganhou   importância  para  a  comunidade  ao  desvelar  o  contigente  do  Projeto  de  Alfabetização,  bem   como,   ao   deflagar   a   situação   qualitativa   da   população   em   geral.   O   aprofundamento   na   própria  realidade  trouxe  insumos  à  recrudescida  luta  pela  fixação  que  culminou,  em  1988,   no  decreto  de  fixação  

 

b)   Organização:   proposta   pedagógica.   Nesta   altura,   o   desgaste   da   luta   contra   as  

investidas   governamentais   e   seus   agentes   infiltrados   levaram   o   grupo   a   perder   a   coordenação   da   Associação.   Os   novos   dirigentes   (gestão   1988-­‐89)   focariam   em   projetos   distintos   dos   ligados   à   cultura   e   à   educação,   entendendo   que   a   educação   deveria   ser   da   alçada  da  FEDF.  Sabe-­‐se  que  nestas  condições,  o  trabalho  de  educação  realizado  com  a  UnB   estaria  sem  amparo,  quer  da  Associação  quer  da  FEDF.  O  impasse  levou  o  grupo  à  criação  do   Centro   de   Cultura   e   Desenvolvimento   do   Paranoá,   CEDEP,   uma   instituição   político-­‐ jurídica139.  O  objetivo  desta  entidade  seria  garantir  os  trabalhos  de  cultura  e  educação  que   estavam   em   andamento.   Desde   então,   o   Projeto   funciona   em   parceria   estabelecida   com   a   UnB.  Para  Reis;  Viana140;  

 

O  Projeto  Paranoá:  alfabetização  e  formação  em  processo  de  alfabetizadores   de  crianças,  jovens  e  adultos  de  camadas  populares  é  um  projeto  de  extensão   do  Decanato  de  Extensão  (Dex)  da  Universidade  de  Brasília.  Esse  projeto  faz   parte   também   da   proposta   curricular   do   curso   de   Pedagogia,   na   disciplina   Projeto   III,   que   tem   como   finalidade   a   prática   do   ensino-­‐pesquisa-­‐extensão,   sendo   um   campo   de   desenvolvimento   de   práxis   pedagógica:   ação-­‐reflexão-­‐ ação.  

 

138  Conforme  Airan  Almeida  de  Lima  é  importante  registrar  que  a  educação  popular  também  contou  com  a  colaboração  da  

FEDF,   que   mesmo   sem   assumir   institucionalmente   o   dever   de   alfabetizar   Jovens   e   Adultos   alguns   diretores   do   Paranoá   disponibilizaram  salas  de  aulas  das  escolas  para  que  o  movimento  popular  alfabetizasse  os  jovens  e  adultos  moradores  da   cidade.  (1999,  p.44).

139O  CEDEP  é  uma  entidade  sem  fins  lucrativos,  devidamente  registrada  e  reconhecida  como  entidade  de  assistência  social  

e  agora  de  utilidade  pública  federal.  (Cf.  Jesus,  2007,  p.84).

140 Renato   Hilário   dos   Reis;   Sttela   Pimenta   Viana.   Projeto   Paranoá:   Inserção   participativa   contributiva   no   cotidiano   da  

81 Em   2011,   o   Projeto   estendeu   salas   a   duas   localidades:   Sobradinho   dos   Melos   e   Itapuã,   áreas   de   ocupação   junto   ao   Paranoá,   ampliando   a   participação   de   educandos.   Os   locais  de  atendimento  variam  nessa  caminhada.  Da  primeira  sala  na  igreja  até  Sobradinho  e   Itapuã,   muitas   se   abriram   e   outras   tantas   se   fecharam.   Houve   certa   itinerância   no   atendimento,   resultado,   em   parte,   das   mudanças   de   governo   do   Distrito   Federal   e,   em   parte,  da  disponibilidade  de  espaço  na  comunidade.  Sobre  a  falta  de  espaço  na  comunidade,   conjecturamos  a  partir  das  leituras  sobre  o  Paranoá,  que  houve  crescimento  de  diferentes   ramos   de   atividades   nas   instituições   atuantes   na   comunidade,   civis   e   religiosas,   e   incremento   de   atividades,   sobretudo   culturais.   A   exemplo,   veem-­‐se   as   igrejas   evangélicas,   pastorais  católicas,  congregações,  o  Centro  Social  São  Geraldo,  os  Escoteiros  e  o  Movimento   Bandeirantes,   o   Decanato   de   Extensão   da   UnB,   para   citar   alguns141.   Daquelas,   Jesus142   lembra  o  fechamento  de  salas  em  função  dos  resultados  das  eleições  de  1998.  A  proposta   eleita  era  contrária  à  utilização  das  salas  de  aula  ociosas  no  período  noturno  pela  educação   popular.   Essa   postura   levou   ao   fechamento   de   todas   as   salas   de   alfabetização   das   escolas   públicas  coordenadas  pelo  CEDEP.  O  atendimento  volta  ao  CEDEP,  porém,  com  4  turmas.  Em   junho  de  2007  havia  3  turmas  no  CEDEP,  01  na  Igreja  Anglicana  na  Quadra  18  do  Paranoá  e   02   no   Itapuã.   Em   2011   funcionavam   4   salas   no   CEDEP,   03   em   Sobradinho   dos   Melos   e   04   estavam  programadas  para  o  primeiro  semestre  no  Itapuã,  mas,  por  problemas  da  Regional   não  abriram.    

Figura  2:  Projeto  Paranoá  –  Sala  de  aula  no  CEDEP  

 

       Foto:  Equipe  de  Pesquisa    

141 Cf.   Leila   Maria   de   Jesus,   A   repercussão   da   atuação   de   educadores/as   populares   no   CEDEP/UnB   na   escola   pública   do   Paranoá-­‐DF,   2007,   p.41.   Sobre   o   Decanato   de   Extensão,   a   autora   lamenta   a   saída   em   1990,   depois   de   5   anos   na  

comunidade.

142

82

c)   Atendimento:   educando   e   currículo.   Uma   caracterização   dos   alunos   do   Projeto  

Paranoá   tende   a   vê-­‐los   como   mulheres   e   homens   trabalhadores.   O   auxílio   de   Fidalgo;   Machado143   ajuda   a   ampliar   o   termo   trabalho   para   além   de   um   “fenômeno   articulado   a  

legislação  do  trabalho;  às  formas  alternativas  de  trabalho  que  correm  por  fora  das  relações   assalariadas,   o   trabalho   desregulamentado,   o   trabalho   precário,   à   formação   dos   trabalhadores,  enfim,  o  complexo  mundo  do  trabalho”.      

 

Eu   diria   que   são   jovens   e   adultos   trabalhadores   que   buscam   uma   nova   chance,   uma   nova   oportunidade   e   que   ainda   acreditam   que   pode   ser   diferente  e  que  podem  escrever  uma  história  da  vida  deles.  (Leila.  Entrevista   em  17/6/2011).  

Esses  alunos  que  não  tiveram  condições  de  estudar  a  tempos  atrás  por  causa   do   local   de   origem,   por   dificuldades,   por   não   ter   tempo   porque   trabalham.   Então,   eu   descrevo   como   pessoas   que   querem   uma   chance   para   estudar   e   que   eles   fazem   uma   tentativa   e   muitas   vezes   não   dá   certo   por   causa   dos   problemas   do   dia-­‐a-­‐dia   e   depois   eles   têm   o   retorno,   tentam   novamente.   Eu   os  descrevo  como  pessoas  que  buscam  o  sucesso  e  principalmente  um  sonho   que  é  aprender  a  ler  e  escrever.  (Eva.  Educadora,  2011).  

 

Francisco,  aluno  atual,  aos  72  anos  se  empolga  quando  responde  se  ainda  trabalha.  –   “Trabalho.   Trabalho   do   mesmo   jeito   de   quando   eu   estava   com   20   anos”.   As   várias   formas   que   o   trabalho   assume   são   suficientes   para   encaixar   Maria   Amélia144,   aluna   atual,   como   trabalhadora  ainda  que  “No  momento  eu  não  trabalho...  assim...”  ela  diz.  Trabalha,  sim,  em   casa,  cuidando  da  família.  “Inclusive  quando  eu  entrei  aqui  eu  estava  das  oito  às  dez,  e  ele  [o  

esposo]  achou  que  eu  estava  chegando  tarde  para  dar  os  remédios  dele  e  perguntou  se  tinha   outro  horário,  então,  eu  mudei  de  seis  às  oito”.    

Em  se  tratando  de  aluno  e  de  aluna  que  trabalham  o  horário  da  noite  acaba  sendo   favorável.   Ângelo145,   aluno   atual,   concorda   que   “É   bom   porque   se   fosse   de   dia   eu   não  

poderia,  e  acho  que  a  maioria  que  está  vindo  aqui  à  noite  é  porque  não  pode  vir  de  dia”.  O  

GAJA  oferece  dois  horários  de  aula  pensando  em  melhor  atender  aos  alunos.  Para  Francisco   o  horário  das  20  horas  “é  bom.  Minha  esposa  diz  que  é  para  eu  começar  a  estudar  6  horas  

(18h),  mas,  só  que  seis  horas  há  dias  que  eu  não  posso  vir  porque  as  vezes  eu  chego  é  oito,   nove  horas  do  meu  serviço.  Então,  não  dá  para  vir  ao  colégio”.    

143  Lucíola  Licínio  de  S.  Machado;  Fernando  Fidalgo  (Orgs.)  Dicionário  da  Educação  Profissional,  2000,  p.219.     144  Entrevista  com  Maria  Amélia.    Educanda,  2011.

145

83 Além  das  classes  de  alfabetização,  o  Centro  oferece  aulas  de  informática  (Escola  de   Informática  e  Cidadania);  atividades  do  Grupo  de  Economia  Solidária,  do  Grupo  de  Cultura  e   o   Grupo   de   Comunicação   por   meio   do   Jornal   do   Paranoá,   editado   pelo   CEDEP;   a   Sala   de   Leitura  em  parceria  com  a  UnB,  o  GENPEX146.  Recentemente  foi  criado  o  Grupo  de  Formação   Profissional:  web  design,  fotografia,  padaria  e  confeitaria,  malharia  e  confecção,  jardinagem   e  paisagismo.  A  localização  e  o  espaço  físico  do  CEDEP  parecem  atender  às  necessidades  do   Projeto  e  ao  interesse  dos  estudantes.    

 

Aqui   é   bom,   eu   gosto   de   estudar   aqui.   Não   tem   muito   barulho,   não   tem   muita   bagunça,   eu   não   gosto   de   lugar   que   tem   bagunça,   aqui   é   mais   tranquilo.   Na   escola   tem   jovem   gritando,   muita   bagunça   aí   eu   acho   que   é   muito   agitado   para   mim.   Aqui   há   mais   silêncio,   mais   calma,   só   gente   que   nem  eu  mesma,  mais  velhinho  do  que  eu,  às  vezes  tem  outro  da  minha  idade,   só   assim,   todo   mundo   tem   aquela   calma.   É   bom   demais!   (Maria   Amélia.   Educanda,  2011).  

 

Eu   acho   bom,   porque   o   Centro   de   Cultura   e   Desenvolvimento   ele   é   uma   referência.   Principalmente   porque   antes   de   ter   esses   projetos   de   alfabetização   de   jovens   e   adultos,   só   a   entidade   CEDEP   que   alfabetizava,   nem   uma   outra   aqui   alfabetizava.   E   a   entidade   faz   isso   é   por   persistência,   porque   nós   temos   um   trato   com   a   gente   (como   alfabetizadoras)   e   com   a   comunidade,  com  cada  um  que  se  propõe  a  aprender  a  ler  e  escrever.  (Eva.   Educadora,  2011).  

 

Maria  Amélia  se  refere  à  idade  dos  colegas  de  turma:  mais  velhinhos  ou  iguais  a  ela.   Há   uma   tendência   no   perfil   do   estudante   ser   mais   adulto   que   jovem.   Isso   vai   incidir   no   interesse   pessoal   pela   alfabetização,   na   condução   do   tempo   de   conclusão   de   cada   um,   e   possivelmente,   no   levantamento   da   situação-­‐problema-­‐desafio.   As   pessoas   das   diversas   faixas  etárias  devem  perceber  de  forma  diferente  as  situações  e  os  desafios,  o  que  leva  ao   processo  de  votação  da  situação-­‐problema-­‐dasafio.  Entendemos  ser  uma  opção  de  trabalho   da   ordem   do   coletivo,   do   vivido   pela   comunidade.   Esta   afirmação   permite   uma   inferência:   este   tipo   de   condução   do   currículo   leva   os   estudantes   a   permanecerem   mais   tempo   no   Projeto  uma  vez  que  aí  a  vida  vivida  emerge  e  busca-­‐se  tratá-­‐la  de  acordo  com  as  demandas   individuais/coletivas.      

 

A   gente   pode   utilizar   todos   [métodos]   de   forma   que   vá   capacitar   aquele   aluno   para   que   ele   aprenda,   de   forma   que   ele   aprenda   politicamente.   Eu   acho   que   aqui   a   gente   tem   muito   forte   a   parte   política.   É   assim,   você   está  

146

84 aprendendo  a  ler  de  que  forma?  Eu  estou  aprendendo  a  escrever  “o  buraco   da   minha   rua   precisa   ser   fechado   e   eu   vou   ligar   para   tal   número   para   que   isso  aconteça”.  O  médico  não  compareceu  no  hospital  tal  dia,  no  dia  que  era   para   ele   comparecer.   Como   é   que   eu   vou   fazer   para   que   ele   compareça?   Como   é   que   eu   vou   lutar   pelos   meus   direitos.   E   aí   a   gente   faz   um   paralelo   também   histórico.   Como   é   que   estava   o   Paranoá   antes   e   como   é   que   está   hoje,  e  o  que  precisa  melhorar.  Isso  escrito,  isso  falado,  isso  discutido,  então   isso  é...  eu  diria  um  método  político,  eu  diria  mais  ou  menos  por  ai!  Hoje  está   mais  ou  menos  por  ai.  (Jaqueline.  Licencianda  de  Pedagogia,  UnB,  2009)  

 

Partindo   desse   pressuposto,   o   tempo   de   permanência   dos   educandos   no   Projeto   é   flexível.   A   terminalidade   do   curso   de   alfabetização   está   prevista   em   três   semestres,   a   depender   da   sondagem   inicial   e   de   outros   fatores   subjetivos   do   aluno.   Por   exemplo,   Antônio147   está   há   7   anos   no   CEDEP   e   conta   que   “A   professora   falou   para   eu   ir   para   o  

colégio,  mas  eu  não  vou  não.  Ir  para  quê?  Não  vou  fazer  concurso  em  nada,  o  pouco  que  eu   aprender  é  aqui  mesmo”.  De  forma  semelhante  Maria  Amélia148  tem  base  para  avançar,  mas   prefere  ganhar  mais  confiança:  “E  eu  estou  aqui,  entrei  no  ano  passado,  mas  já  no  meio  do  

ano,  a  professora  Eva  queria  me  mandar  lá  para  o  colégio.  Mas  eu  falei  que  esse  não  dá  para   acompanhar.  Lá  ainda  não,  para  deixar  para  o  ano  que  vem”.  

 

A  gente  conta  que  esse  processo  começa  daí,  mas  ele  não  está  cronometrado   em  06  meses.  Nesse  período  de  01  semestre  de  trabalho  a  gente  espera  que   ele   esteja   preparado   para   sair   para   a   rede.   Agora,   há   aqueles   que   demandam   um   tempo   maior,   há   aqueles   que   ficam   01   ano   conosco,   há     aqueles   que   ficam   03   semestres   conosco.   Porque   não   é   só   ele   estar   preparado  na  leitura,  na  escrita,  nos  processos  matemáticos  para  ir,  não  é  só   isso.   Ele   precisa   estar   confiante,   confiando   nele   e,   sobretudo,   ele   precisa   desejar  muito  ir  para  que  essa  dificuldade  que  ele  vai  encontrar  na  rede  não   seja  motivo  para  ele  desistir.  [...]  Às  vezes  a  gente  até  coloca  eles  na  turma   concluinte,   a   gente   estimula,   dependendo   da   resistência   da   turma,   a   gente   até  leva  para  fazer  um  intercâmbio,  para  conhecer  a  escola,  como  é  que  é,  a   gente   faz   todo   um   trabalho,   mas   se   o   aluno   diz:   “eu   quero   continuar   aqui   com  vocês  porque  eu  estou  me  sentindo  bem  aqui,  então,  tudo  bem.  (Leila.   Tesoureira,  2011).  

 

As  terminologias  das  turmas  de  iniciante,  intermediária  e  concluinte  fazem  alusão  às   fases  da  conquista  da  lecto-­‐escrita  descritas  por  Emília  Ferreiro  &  Ana  Teberosky,  mas  não   só,   adverte   Reis149.   Os   três   momentos   ajudam   a   balizar   a   bagagem   do   aluno   e,   ao   mesmo   tempo,  tentam  responder  à  questão  do  tempo  de  permanência  na  turma.