• Sonuç bulunamadı

YURTLAR VE BARINMA SORUNU

Belgede tıklayınız. (sayfa 60-73)

A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental da ficha de monitoramento do CREAS18 através de um roteiro para coleta de dados e entrevistas19 semi- estruturadas com os sujeitos anteriormente especificados. O processo de coleta de dados se deu entre os meses de dezembro de 2011 a julho de 2012. As entrevistas foram realizadas com base em três roteiros, todos compostos com questões abertas. Cada um dos diferentes roteiros foi estruturado, considerando o lugar ocupado pelos distintos sujeitos no SUAS, observando as questões norteadoras da pesquisa. A entrevista realizada com os/as gestores/as e profissionais deu-se em seus espaços de trabalho, por meio de visitas às instituições, e, aos/as usuários/as através de visitas domiciliares, e, também no espaço do CREAS, na seguinte forma:

18 Instrumento instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que deve ser preenchido anualmente pelos Municípios para fins de monitoramento do SUAS. “Promovido de forma articulada entre o MDS, estados e municípios, o Monitoramento do Suas é desenvolvido e implementado por meio de um processo sistemático e informatizado de coleta e análise de informações, que compõem os Censos Suas. Os municípios que possuem CRAS ou CREAS em funcionamento respondem aos Censos, independentemente da fonte de financiamento dessas instâncias. O processo inclui questionários eletrônicos e um conjunto de ferramentas de acesso e visualização das informações validadas” (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME, 2011, s/p).

19“Pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma forma de interação social. Mais especificamente, é uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação. A entrevista é uma das técnicas de coleta de dados mais utilizada no âmbito das ciências sociais” (GIL, 2010, p. 109).

Quadro 2: Local de realização das coletas de dados por sujeitos entrevistados e porte do município

Porte do Município Sujeitos entrevistados Local da coleta de dados

Grande

1 Representante do/a Gestor/a Órgão Gestor da Política20

1 Assistente Social CREAS

3 Usuárias Domicílio dos Usuárias

Médio

1 Gestor/a Órgão Gestor da Política

1 Assistente Social CREAS

4 Usuárias Domicílio dos Usuárias

Pequeno Porte II

1 Gestor/a Órgão Gestor da Política / CREAS21

1 Assistente Social e Coordenador/a do CREAS CREAS

4 Usuárias Domicílio dos Usuárias

Pequeno Porte I 1 Gestor/a e Assistente Social do CREAS Órgão Gestor da Política / CREAS 22

4 Usuárias CREAS23

Fonte: Sistematização da autora, 2012.

Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Para a gravação foi utilizado um aparelho gravador de voz digital. As gravações foram salvas em unidade de memória portátil (pen drive) e transcritas posteriormente. Para a transcrição das entrevistas contou-se com a colaboração de bolsistas de iniciação científica do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Violência – NEPEVI.

Para análise dos dados coletados, foi utilizada a análise de conteúdo. Conforme Bardin (2009, p. 33), “a análise de conteúdo é um conjunto de técnicas de análise das comunicações”, que busca “conhecer aquilo que está por trás das palavras sobre as quais se debruça” (BARDIN, 2009, p. 45).

Trivinõs (2007) recomenda a utilização da análise de conteúdo nas pesquisas qualitativas, pois, ancorado em Bardin, afirma que a análise de conteúdo

20 Secretaria Municipal de Assistência Social ou congênere.

21 Neste município o CREAS estava instalado no espaço físico do órgão gestor da política. 22

Idem.

23 A equipe técnica do CREAS sugeriu que as entrevistas fossem realizadas no CREAS, justificando tal solicitação a partir da avaliação de que os usuários seriam menos expostos, ou, teriam maior segurança da preservação de sua identidade. A solicitação da equipe foi acolhida pelos pesquisadores, especialmente pelo fato de que, no dia em que as entrevistas foram efetivadas, o CREAS estava envolvido numa atividade de sensibilização e mobilização social, o que permitiu que o espaço físico disponível fosse utilizado sem prejuízo dos atendimentos, bem como, do sigilo requerido pela pesquisa.

se presta para o estudo ‘das motivações, atitudes, valores, crenças, tendências’ e,

acrescentamos nós, para o desvendar das ideologias que podem existir nos dispositivos legais, princípios, diretrizes etc., que à simples vista, não se apresentam com a devida clareza (TRIVIÑOS, 2007, p. 159-160).

Considerando as informações de Minayo (1992) o termo análise de conteúdo tem seu surgimento nos Estados Unidos, no período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Naquela época, a análise de conteúdo era utilizada com rigor científico, com pretensa objetividade de números e medidas, especialmente pelo fato de, naquele momento histórico, o rigor matemático e o uso de estatística conquistar amplo espaço em todas as áreas da ciência. Desde o surgimento do termo análise de conteúdo, a preocupação com a objetividade da pesquisa se consolidou com o rigor quantitativo. Na década de 1940, foram sistematizados critérios definidos como fundamentais para testar o rigor científico das pesquisas, os quais passaram a ser:

(a) trabalhar com amostras reunidas de maneira sistemática; (b) interrogar-se sobre a

validade dos procedimentos de coleta e dos resultados; (c) trabalhar com codificadores que permitam verificação de fidelidade; (d) enfatizar a análise de freqüência como critério de objetividade e cientificidade; (e) ter possibilidade de medir a produtividade da análise (BERELSON e LAZARSFELD apud MINAYO, 1998, p. 201).

Em 1950, e, especialmente na década de 1960, inicia-se um debate aberto e diversificado acerca da análise de conteúdo, aprofundando-se a polêmica, do ponto de vista metodológico, entre as abordagens quantitativa e qualitativa para a análise do material. Os partidários das técnicas qualitativas questionam a análise de frequência como critério de objetividade e cientificidade, buscando extrapolar o alcance simplesmente descritivo do conteúdo manifesto na mensagem e atingir uma interpretação mais profunda (MINAYO, 1992).

Na interpretação dos materiais nas pesquisas qualitativas, não é possível que o pesquisador prenda sua atenção apenas no conteúdo manifesto, ele deve desvendar o conteúdo latente, aprofundando sua análise. Apoiando-se apenas no conteúdo manifesto, as conclusões apresentarão uma visão estática, e, vincula-se fortemente ao método positivista (TRIVIÑOS, 2007).

Quando se organiza a sistematização da análise de conteúdo, especialmente após o período da Primeira Guerra Mundial, sua utilização era priorizada para abordagem quantitativa de dados, especialmente por meio da análise de frequência. No decorrer de seu desenvolvimento, e,

especialmente a partir da segunda metade do século XX, a análise de conteúdo na qual o pesquisador busque desvendar o conteúdo latente,

[...] abre perspectivas, sem excluir a informação estatística, muitas vezes, para descobrir ideologias, tendências, etc. das características dos fenômenos sociais que se analisam e, ao contrário da análise apenas do conteúdo manifesto, é dinâmico, estrutural e histórico (TRIVIÑOS, 2007, p. 162).

A análise de conteúdo é capaz de contribuir quando empregada em pesquisas com maior profundidade e complexidade, como ocorre em pesquisas orientadas pelo método dialético (TRIVIÑOS, 2007), como proposto na pesquisa em apresentação.

O processo de análise de conteúdo é organizado em torno de três principais fases, são elas: 1) pré-análise; 2) exploração do material; e, 3) tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação (BARDIN, 2009). No processo realizado de análise dos dados apresentados no presente trabalho, foram observadas as fases propostas pela autora, as quais passam a ser descritas com maiores detalhes.

A primeira fase, a pré-análise, é o momento de organização e permite sistematizar as ideias iniciais. A pré-análise pode ser subdividida em cinco etapas: 1) leitura flutuante; 2) escolha dos documentos que serão analisados; 3) formulação de hipóteses e dos objetivos; 4) referenciação dos índices e elaboração de indicadores; 5) preparação do material (BARDIN, 1977).

A leitura flutuante consiste em um contato exaustivo com o material a ser analisado, onde, o pesquisador deixa-se saturar pelo seu conteúdo (MINAYO, 1998). “Pouco a pouco, a leitura vai-se tornando mais precisa [...]” (BARDIN, 1977, p. 96).

O segundo passo da pré-análise, a escolha dos documentos, consiste na constituição do corpus, ou seja, do conjunto de documentos que serão submetidos aos procedimentos analíticos. A constituição do corpus implica a observação de algumas regras, dentre elas: a) exaustividade e não seletividade (não se pode deixar de fora elementos por razões que não possam ser justificáveis rigorosamente, como dificuldade de acesso ou não-interesse); b) representatividade (amostra que represente o universo); c) homogeneidade (o material deve obedecer critérios precisos de escolha e não apresentar excessiva singularidade); d) pertinência (o material deve estar de acordo com os objetivos da pesquisa) (BARDIN, 1977). O corpus desta pesquisa foi

constituído por todas as entrevistas realizadas e transcritas e, pelo material coletado a partir das fichas de monitoramento dos CREAS de acordo com o roteiro de análise documental.

A etapa de formulação de hipóteses e objetivos refere-se à afirmação provisória, pois, a hipótese poderá ser afirmada ou infirmada durante a análise. Porém, não é obrigatório ter estabelecidas hipóteses para se proceder com a análise, sendo que esta poderá ser realizada sem a existência de ideias pré-concebidas (BARDIN, 1977). Neste sentido, aproveitando-se da flexibilidade apresentada nesta etapa, no decorrer do processo de análise realizado, optou-se por não fazer uso de hipóteses, substituindo-as por questões norteadoras que contribuirão para o desvendamento do problema de pesquisa.

A quarta etapa da pré-análise, referenciação de índices e elaboração de indicadores considera o texto uma manifestação que contem índices, os quais, a análise

vai fazer falar, o trabalho preparatório será o da escolha destes [...] e sua organização sistemática em indicadores. [...]. O índice pode ser a menção explícita de um tema numa mensagem. [...] o indicador correspondente será a freqüência deste tema de maneira relativa ou absoluta, relativamente a outros. [...] uma vez escolhidos os índices, procede- se à construção de indicadores precisos e seguros. Desde a pré-análise devem ser determinadas operações: de recorte do texto em unidades comparáveis de categorização para análise temática e de modalidade de codificação para o registro de dados (BARDIN, 1977, p. 99-100) (grifos da autora).

A última etapa da pré-análise constitui a preparação do material, que conta com uma preparação do material e uma preparação formal dos textos. As entrevistas gravadas são transcritas; é indicado que se deixe espaço (colunas à direita ou à esquerda) para anotações e estabelecimento de códigos; os elementos que compõem o corpus são numerados (BARDIN, 1977).

A segunda fase do processo de análise de conteúdo, a exploração do material, refere-se fundamentalmente à atividade de codificação, decomposição e enumeração, dependendo das regras formuladas previamente.

Tratar o material é codificá-lo. A codificação corresponde a uma transformação [...] dos dados brutos do texto, transformação esta que, por recorte, agregação e enumeração, permite atingir uma representação do conteúdo, ou da sua expressão [...] (BARDIN, 1977, p. 103) (grifos da autora).

Neste sentido, esta fase se subdivide em três etapas: 1) recorte do texto; 2) escolha de regras de contagem ou enumeração; e, 3) classificação e agregação, com escolha das categorias (MINAYO, 1998).

A primeira etapa de exploração do material, ou seja, o recorte do texto se subdivide em duas fases. A primeira refere-se à definição das unidades de registro, que, dentre as mais utilizadas encontram-se: a) palavra; b) tema, ideias, enunciados, proposições; c) objeto ou referente, tema eixo em torno do qual o discurso é organizado; d) personagem, sujeito é o eixo; e acontecimento, relatos são recortados em unidades de ação; f) documentos, filme, artigo, livro, relato, resposta à uma questão aberta. (BARDIN, 1977).

A segunda fase do recorte do texto trata-se da definição de unidades de contexto. “A unidade de contexto serve de unidade de compreensão para codificar a unidade de registro e corresponde ao segmento da mensagem [...]”. A unidade de contexto tem dimensões superiores à unidade de registro e possibilita a contextualização desta última (BARDIN, 1977, p. 107).

A segunda etapa que compõe a fase de exploração do material trata da escolha de regras de enumeração ou contagem. Esta etapa consiste na escolha do modo de contagem. Existem inúmeros tipos de enumeração, sendo que Bardin (1977) aponta os seguintes: a) presença ou ausência de elementos definidos na unidade de registro; b) freqüência, a freqüência de aparição de uma unidade de registro demonstra sua importância; c) freqüência ponderada a um elemento é atribuído maior importância do que outro a partir de decisão tomada à priori) d) intensidade, intensidade com que os elementos aparecem; tempo do verbo; intensidade semântica do verbo; advérbios de modo; adjetivos; atributos qualificativos, etc.; utilizada para análise de valores ideológicos e tendências e de atitudes; e) direção, exemplos: pólos direcionais como bonito/feio, pequeno/grande, positivo/negativo, etc.; f) ordem, ordem de aparição das unidades de registro; g) co-ocorrência, presença de duas ou mais unidades de registro na unidade de contexto; compreende a distribuição e a associação dos elementos.

A terceira etapa da atividade de codificação consiste na classificação e agregação dos dados, onde são escolhidas, ou, emergirão as categorias empíricas, que irão conduzir a especificação dos temas (MINAYO, 1992).

A categorização é uma operação de classificação de elementos constitutivos de um conjunto, por diferenciação e, seguidamente por reagrupamento segundo gênero (analogia), com os critérios previamente definidos. As categorias são rubricas ou classes, as quais reúnem um grupo de elementos (unidades de registro, no caso da análise de

conteúdo) sob um título genérico, agrupamento esse efetuado em razão dos caracteres comuns destes elementos (BARDIN, 1977, p. 117) (grifos da autora).

A categorização é um processo dialético e flexível, onde se procede com a definição das categorias empíricas, as quais emergem da pesquisa de campo, ou seja, são resultantes da coleta de dados na realidade empírica. A análise das categorias empíricas foi realizada com base nas categorias teóricas, as quais foram definidas a partir de toda a fundamentação teórica realizada previamente, com a leitura exaustiva do material já existente acerca do objeto de pesquisa (OLIVEIRA, 2007). As categorias teóricas explicativas da realidade que deram sustentação para a análise de dados apresentada neste trabalho são: SUAS, seguranças da proteção social e proteção social especial. As categorias são conceitos classificatórios e se constituem como termos carregados de significação (MINAYO, 2007).

Bardin (1977) afirma que para que as categorias sejam caracterizadas como adequadas, é necessário que apresentem as seguintes qualidades: a) exclusão mútua ,não pode existir em mais de uma divisão; b) homogeneidade, o processo de categorização deve ser orientado por um único princípio de classificação; c) pertinência, a categoria deve estar adaptada ao material de análise e pertencer ao quadro teórico definido; d) objetividade e fidelidade, as diferentes partes do material devem ser codificados da mesma maneira; e) produtividade, fornecer resultados férteis para a análise, férteis em termos de índices de inferências e dados.

A terceira e última fase do processo de análise de conteúdo, a fase de tratamento dos resultados e interpretação, busca tornar os dados válidos e significativos. Neste sentido, o analista, possuindo à sua disposição resultados significativos e fiéis, pode propor inferências e antecipar interpretações considerando os objetivos previstos, ou, a descobertas inesperadas (BARDIN, 1977).

Destaca-se que esta técnica de análise possibilita compreender melhor uma mensagem, aprofundando as características e extraindo os momentos mais importantes (RICHARDSON, 1999). Salienta-se que “tudo o que é dito ou escrito é susceptível de ser submetido a uma análise de conteúdo” (HENRY e MOSCOVICI apud BARDIN, 2009, p. 34).

Belgede tıklayınız. (sayfa 60-73)