• Sonuç bulunamadı

CUMHURBAŞKANI

6. BAŞKENTTEKİ YARDIMCI KURULUŞLAR

6.2. Milli Güvenlik Kurulu (MGK)

À Comissão de Ética e Pesquisa Prezados (as) Senhores (as):

Venho por meio desta solicitar dessa egrégia comissão o parecer sobre a pesquisa que pretendo realizar nesta cidade, cujo título está assim determinado: O cuidar na experiência humana da morte e do morrer dos pacientes hospitalizados portadores da síndrome de imunodeficiência adquirida – AIDS

Para tanto, estou encaminhando em anexo o projeto de pesquisa elaborado e informo que este já foi aprovado em 19/12 /2002.

Outrossim, também estou encaminhando o termo de consentimento esclarecido, fundamentado na Resolução 196/96.

No aguardo do parecer dessa conceituada comissão, agradeço antecipadamente a atenção dispensada, colocando–me à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

____________________________________________ Ma. Teresa B. Mariotti de Santana - Coren-BA, 17313

ANEXO A

DEPOIMENTOS

Entrevista 1 – FREÍA

Nunca tinha trabalhado com paciente terminal. Fui preparada por Durga de uma forma muito teórica e, aprendi a sentir a dor do outro, a respeitar muito esse momento, a família e o próprio paciente. Acho até que me sair bem, sabe Teresa, eu conseguir não morrer junto, continuar assistindo os pacientes adultos, como profissional do serviço social, mesmo sofrendo muito por dentro. Cuido do paciente terminal adulto, vejo o que ele queria da vida, respeito a sua família, isso até o último momento. Agora, quando se trata da criança, eu travo, eu me reporto a minha família, a meus filhos. Quando o paciente é adulto, eu não faço essa ligação com a família, mas quando é criança, eu já tenho um trato completamente diferente, é de trava, é de choque. Eu sofro como se a perda fosse minha. Eu não consigo trabalhar. Eu choro junto. Não consigo intervir, como o Serviço Social exige da gente, como profissional, neste momento. Eu me fragilizo, tanto quanto a mãe e o próprio paciente.

Eu tive uma experiência com criança, vítima de um acidente aqui perto. Ele era filho único. Era uma situação bem atípica: a mãe era a segunda mulher desse homem, que era seu pai. Era uma família à parte. Foi um sofrimento muito grande para a mãe desse menino e eu que tive que dar a notícia de morte para ela e me desmontei toda. Conseguir tudo fazer, mas eu quase não conseguia. Foi muito difícil para mim. Foi a única vez que conseguir e fujo disso. Quando chega um paciente grave com meningocócica, qualquer outra coisa, eu ajudo as colegas, faço qualquer coisa, mas eu estar diretamente envolvida, principalmente, com mãe e pai eu fujo.

Nós perdemos uma jovem na unidade. Havia uma briga entre o marido e a família dela. Ela saiu da casa paterna, quando se casou. Seu pai não aceitou o casamento, rompendo os laços. Quando ela adoeceu, o pai voltou a procurá-la e, a visitava, quando o marido não estava em casa. Quando ela foi entubada, o pai vinha em um horário e o marido em outro. Terminou ficando um ao lado do outro. A gente fez, assim, um trabalho intenso para unir esses dois homens, nessa hora.

Conversamos com a paciente sobre a grande vantagem de juntar, os dois, seu pai e seu marido, ao saber que ela ia morrer. Ela estava grave, mas queria muito saber se seu pai e a sua mãe estavam aceitando essa decisão dela de ter casado com ele. A gente achou que tinha conseguido obter essa aceitação de seus pais. Ela faleceu sabendo que eles tinham conversado. Depois que ela faleceu, na hora do sepultamento, toda a inimizade emergiu novamente. O pai dela queria sepultá-la no mausoléu da família e, o marido queria no dele. As pessoas carentes disputando o corpo. Cada um com sua dignidade, querendo fazer o seu enterro da melhor forma, mas foi uma luta para a gente achar um meio termo. O maior argumento da família foi ter vivido 28 anos com ela e, se não me engano, ela tinha 9 anos de casada. A família alegou ter mais tempo com ela e o marido abriu mão. Isso é a dor da família. É grande e essas coisas que a gente pensa ser pequena, aparecem com uma força tão grande, neste momento, mais do que se não tivesse a morte morrida. Foi difícil pra gente prestar essa assistência.

Lembro de um paciente bem solitário, com diagnóstico de SIDA, que queria arranjar um namorado antes de morrer e eu não sei se ele conseguiu arranjar o namorado dele. Ele morava de aluguel, no fundo do quintal de um amigo. Quando a gente conversava, ele falava do seu sonho de arranjar um namorado e da falta de êxito na realização desse sonho. Conversei, até o último momento, da condição de realizar esse sonho dele. Na verdade eu nem acreditava nisso. Falava mais para consolar ele. Quando um dia voltei a procurá-lo, ele tinha ido a óbito. Eu nem esperava, pois não estava tão grave. Eu me lembro muito dessa luta dele, em busca de um relacionamento amoroso.

Lembro, também, de um rapaz que foi abandonado por uma família de classe média alta, quando soube da opção sexual que ele tinha feito. Uma história incrível de abandono. A família não quis mais saber dele. Quando ele já estava perto de morrer, queria muito ver o pai. Não fui eu que assisti esse último momento, foi uma outra colega que conseguiu esse feito trazendo a família de volta para ele, como era seu desejo. A família não queria saber dele, mas quando foi informada sobre o estado de saúde dele, repensou tudo isso. Como profissional isso dói muito na gente. É um trabalho quase impossível de fazer. Mexe na legalidade toda. Você tem que fazer, você tem que dá conta disso. Saber que quem está ali, deitado e morrendo, não é um número, uma coisa e, sim uma pessoa, ainda, com seus

desejos de última hora. A gente deve facilitar ao máximo os meios para ele fazer, realizar, todos, resolver seus problemas legais. Eles perguntam até: “Como é que eu vou fazer... a minha casa como é que fica...?”

Vai crescendo, crescendo, assim, quando eu recuo, eu vejo que perdi alguma coisa, principalmente, nesta questão de pediatria. Quando eu recuo...mas quando a gente enfrenta... Na última vez que eu estava no Serviço Social, já em 2001, eu fui arrastada por uma mãe, que havia perdido o filho na unidade D pra ver o corpo. Ela estava em prantos. Quando olhei para ele, estava sendo lavado, sendo banhado o corpo. Observei aquela higiene toda para ser feito o pacote e a mãe me mostrando: “Doutora, doutora olhe o meu filho como é que ele ficou, olhe meu filho...”. Era como se ele não tivesse morrido pra ela e eu fiquei: “Meu Deus do céu...” – “ele morreu, ele morreu, ele morreu...”, ela dizia no meio. Isso era seis e meia da noite eu querendo resistir, ela me puxando, cheguei lá assisti ela abraçada com ele todo ensaboado. Depois disso a gente reflete tanto...Então é de crescimento, é de crescimento.

Outra experiência com o morrer foi como participante do setor de Recursos Humanos. A gente se esforça para comparecer ao sepultamento, principalmente, se for de uma colega, ou de seus familiares pais, mães. Esse esforço é por força da coordenação de recursos humanos. É engraçado. É uma morte diferente, porque você não está assistindo como profissional da assistência social nessa hora. Eu me sinto na solidariedade dando aquela força mas o sentimento de você refletir, que a vida é curta, de que tanto faz está no terminal, de qualquer forma você é uma chama e você vai mesmo.Isso passa por você, são morreres diferentes, com certeza a forma de ver, porque, quando você acompanha a pessoa que morre como profissional de saúde, você cria laços muito fortes, aí é diferente. Eu participar de um enterro de uma colega é muito doloroso se essa colega tiver trabalhado comigo mais de perto, o que não aconteceu ainda ... só fui até agora pra um de uma auxiliar de enfermagem que a gente não trabalhava com ela. E os sepultamentos de pais e de mães nós já fomos a vários, mas você ir para de um paciente que você acompanhou como profissional e criou laços é uma perda incrível.

Um paciente que eu acompanhei bem mais de perto. Nossa colega. Ela faleceu com CA. Ela tirou as licenças, a gente orientou tudo e, quando ela veio a óbito nós fomos umas das primeiras a serem avisadas. Fomos ao sepultamento

lamentando e sentindo um estranhamento. A gente sente que não está ali naquele momento. Pega o colega ali morto e já é para sepultar mesmo. Na mesma hora, no velório a gente está com a família tratando do pós-morte, da pensão de tudo que a família chega junto. Então ali a gente sente, é claro, não tem condições de não sentir. A gente sente, reflete as perdas que todo mundo passa, como a gente, também, está vulnerável para sentir a perda de uma mãe, a perda de um pai dos funcionários ou a perda dessa menina que morreu, era quase da minha idade, a gente ter um CA e deixar os filhos sozinhos. Então, de qualquer forma, há uma empatia. Você sofre no lugar daquele filho, percebendo que eu podia está sofrendo, também, e os filhos poderiam está sofrendo no lugar dele na minha perda. É nesse ponto de se colocar no lugar, de está sofrendo, eu não sei como eu digo a diferença, se é uma diferença de o sentir por que é um vínculo mais profundo, porque você acompanha mais. Eu acompanhei aquele paciente, os seus dramas de vida, os filhos, os contatos com a família, com a mulher e tudo. A gente acompanha mais, enquanto que um funcionário, ou um de seus familiares, normalmente a gente vai mais como um dever. Aí lá, é aquilo que todo mundo pensa, é a morte, é o fim, chega para todo mundo, é uma pena é uma coisa mais superficial eu acho.

No momento da experiência, percebo meu corpo completamente vulnerável, precisando de cuidados. A gente cuida muito pouco do corpo da gente, se descuida mesmo. O dia-a-dia da rotina cobra e, a gente não olha. Como profissional de saúde, estou falando de mim, eu deixo muito a desejar, se faço exame, não vou buscar o resultado. Nesse momento eu disse: “Meu Deus, eu vou ao médico tal dia, eu vou cuidar” – aí começo a repensar, realmente, cuido muito pouco do meu corpo, você imagina da mente...a sensação física é um cansaço, um pós-cansaço, uma ressaca. É assim, sabe Teresa, quando você passa reflete, você supera, você suprime o cotidiano com uma morte, seja de paciente, seja de familiares, você suspende seu cotidiano.

Você começa, de qualquer forma, a pensar que você pode morrer também. Você sente o seu corpo meio leve. Isso é uma ressaca que ele está vivendo. Há meu Deus! De repente a sua mente faz você suspender tudo. Você procura, como se procurasse força, procura o seu corpo e você não encontra mais, ou então, encontra-o bem leve. Daqui a pouco volta tudo de novo, vai voltando. Sinto o peso do pé, o cansaço da coluna, comigo funciona assim: como uma suspensão, ele fica leve,

naquele momento de dor, você fica, assim refletindo, suspende esse cotidiano todo. Quando a gente volta parece até que ele volta mais cansado, pós-ressaca. É muita dor na coluna e muita dor nas pernas é o que eu sinto mais, muito mesmo a coluna a parte cervical, então é o que eu sinto mais, acumula muito essa parte cervical. Eu sinto muito mesmo, na semana que eu não faço acumputura, eu gemo mais.

Quando se está na assistência com o paciente e, se envolve completamente, o corpo, a gente sente muito mais exaustão do que o da enfermagem, o da enfermagem a exaustão é física, lá emocionalmente, ela vai se envolver com o serviço social, mas o serviço social se envolve muito mais, é como se a gente não tivesse, a gente não soubesse até onde a gente pode ir sabe. Há dores, a mente ocupadíssima, é você um estresse muito grande, um estresse. Você termina indo para casa, briga com o filho, briga com o marido ou não tem mais condições físicas de está fazendo comida, nem de está ajeitando colégio, escola de menino, tarefa de menino porque você está exaurida.

Entrevista 2 – DURGA

Teresa, antes de vir para este hospital, passei 18 anos trabalhando com meninos de rua, outra realidade, meninos de alta periculosidade, criança para adoção, mas não lidava com a morte do corpo físico. Era a morte social. Não lidava com essa morte orgânica. Então, quando passei a trabalhar nesse hospital, sentir meu corpo, durante mais ou menos um mês ou dois, como se tivesse engolido uma macaúba que não saia do meu pescoço. Era o tempo todo aquele engasgo. O meu marido dizia: “Então volta para onde estava, não dá para ficar aí, não se você tem vontade de chorar por tudo, não quer sair, não vai a um cinema, é melhor não ficar nesse hospital”. Essa sensação era muito comum no início. Eu saía daqui engasgada, como se eu tivesse engolido uma coisa que não conseguia botar para fora e nem engolir. Sentia aquela vontade de chorar.

Eu tenho nove anos que estou aqui e muito mais do que a AIDS ou a meningite brusca, como é a meningite menigócocica, a doença que mais me choca é o da hidrofobia, porque a família é pega de surpresa. Desconhece que a hidrofobia muitas vezes é fatal. É uma doença sem nenhuma esperança de vida, nenhuma possibilidade terapêutica. Essa doença mexe muito com a gente, porque é uma

doença primária, fácil de ser prevenida, com a vacinação do animal. Se o animal estiver vacinado ele é evitada. É uma doença que não tem medicamento para dar, não pode dar alimento ao paciente, só faz conte-lo e esperar morrer. O paciente fica babando, rugindo, pulando, toma atitudes bem animalescas. Então, é preciso conter o paciente no leito até ele falecer. É uma situação desesperadora, angustiante. A morte por essa doença é muito dolorosa, tanto para o profissional como para o paciente e seus familiares.

Assim, o fato que me marcou muito foi um rapazinho de 14 anos, que morava no interior e foi mordido por um suíno na noite de ano novo. Quando soltaram os fogos, o suíno entrou na casa dele e o mordeu e o menino pegou a hidrofobia. A família ficou com uma angústia muito grande, porque era uma família católica, mais por morar muito alto, na serra, muito distante da cidade, não tinham nem sequer uma capela. Por isso nunca tinha batizado esse menino e queria batizar, agora que ele estava para morrer. Era uma necessidade muito grande da família, pois tinha a crença que se o menino de 12 anos morresse pagão ele não seria salvo. Pediu um padre. Os profissionais achavam um absurdo em atender aquele pedido, porque ia ser incompatível com a conduta médica, não podia ter água nenhuma perto do paciente, para ele não desenvolver mais crise ainda. Esses profissionais eram os auxiliares de enfermagem e até a própria enfermeira no dia do local: “Mas como é que vai batizar se tem água?”

A gente sabia que aquilo era importante para a família. Os pais estavam ali, no momento de despedida do seu ente querido e, ainda, tinha um conflito na cabeça deles de que o filho ia morrer pagão. Conseguimos conversar com o padre que é o capelão da assistência, aqui no hospital. Ele fez o batismo da criança e não houve nenhum problema, pois o menino não teve nenhuma reação que eles esperavam, prevista na literatura científica, que se tiver água, se tiver vento ele vai avançar ou alguma coisa assim. Ele morreu muito sereno, porque o deixam dopado, até um tempo que chega o fim, às vezes, um dia, dois, três, quatro até cinco dias e foi assim. Infelizmente a gente teve esse caso.

Tive uma outra experiência com uma garota de 15 anos, também com hidrofobia. Mexe muito comigo, porque dá uma sensação de impotência. Você tem que ser uma pessoa real para a família e não pode dar nenhuma esperança de vida. Isto é, para o paciente com AIDS, você diz vamos esperar que ele volte para o

ambulatório, faça tratamento, esperar que ele tem uma adesão boa. Ele pode ter uma expectativa de vida, mesmo sendo portador do vírus “HIV” . Nos dias de hoje, já se tem uma expectativa de vida, como se vive com a cardiopatia, uma meningite, um tétano. Quando agrava, vai para uma UTI, tem possibilidade de esperar um retorno, mesmo o paciente que entra em coma, ele tem possibilidade de reverte esse coma.

Na hidrofobia não há nenhuma esperança. Você tem que dizer para a família: “Ele não vai sair, ele vai falecer mãe, ele vai morrer, pode ser hoje, pode ser amanhã ou depois vão tendo essa certeza”. Então, você chegar a dizer isso pra uma mãe de uma criança, mordida por seu cãozinho de estimação... E nós lidamos com o dia-a-dia de morte, mas não ficamos insensíveis. Você se coloca no lugar de ouvir a pessoa dizer: “Se prepara daqui uma hora, duas, dois dias ou três você vai sepultar sue filho, entendeu?” Então, assim é muito diferente, quando eu digo mexe, porque você tem que ter essa coragem de se confrontar com essa realidade, essa crueza de dizer: “Ele vai já morrer ninguém sabe o tempo” É diferente do outro que a gente pode dar uma esperança, que alimenta e, é a última que morre.

Não é que a gente se acostumou a isso, mas a experiência foi fazendo a gente se trabalhar, para não me sentir mais assim, tão engasgada Hoje em dia consigo lidar o dia todo com isso: comunicar o resultado do exame de HIV, chamar a família para avisar que o paciente foi transferido para UTI, e, comunicar a gravidade do estado de saúde, a dependência de uma máquina. Esse nó não sai. Eu sei que eu sinto, porque as vezes volto para casa dolorida, como se tivesse andado muito, mesmo tendo passado o dia aqui dentro, sentada neste gabinete. O corpo sente quando uma situação que é terrível, por exemplo, quando eu vou trabalhar um adolescente, um adulto jovem da idade dos meus filhos 18, 20 e 21 anos com AIDS. Eu sinto aquela sensação de sentir como se fosse meu filho, pra eu trabalhar com aquela mãe.

Às vezes eu vou dirigindo, quando menos espero as lágrimas estão descendo no meu rosto e pingando na direção. É no momento em que estou relembrando o comunicado que tive de fazer sobre o resultado do exame de HIV, de uma menina que acabou de entrar na UNIFOR, que tinha todo um sonho: botar com o namorado uma lojinha de vender caldo de cana e pastel. Na primeira e única relação da vida dela, no Fortal ela se contaminou um paulistinho que morreu aqui, de AIDS, uma menina com idade das minhas. Eu imagino todos os sonhos que a gente tem pra elas, a formatura, o casamento, os filhos e outras coisas. Sinto está

convivendo com a situação de uma pessoa igual a sua entendeu, então isso mexe muito com você...eu acho que o estresse que a gente sente é decorrente de você conviver com essa realidade tão dura e ter tão poucas válvulas de escape.

O Serviço Social ele além de lidar com essas situações de morte. Ele lida com toda a dificuldade com da vida social, também, como não ter moradia, não ter comida, não ter vale transporte, não ter cuidador, não ter apoio familiar, não ter casa. Então, assim é muita carga em cima do profissional que recebe a morte física e, mais essa morte social caracterizada pelo preconceito, pelo abandono: o paciente é expulso da sua cidade de origem; o paciente que chegou na idade adulta sem ter registro; o paciente que está desabrigado, morando na rua com a família. Isso o dia todo e todo o dia.Como Serviço Social, a gente vai lutar para que o paciente tenha direito a ser um cidadão com o registro, alimentação, moradia e acesso aos serviços de saúde. Tudo isso é morte também, e vai matando um pouquinho da gente.

Eu tenho uma coisa comigo. Eu quando estou ansiosa, chateada, angustiada, quando estou deprimida ou alguma situação assim, eu fico extremamente gulosa, meu apetite aumenta e eu engordo. Agora, estou muito mais